terça-feira, 1 de abril de 2008

“SPLEENITE”[1] OU A HISTÓRIA DA REPETIÇÃO"

14/Mar/2008 8:01

“...os seus corações estavam leves(...) . Pela primeira vez , haviam feito algo por amor”

TENHO O VÍCIO DE “REGRESSAR” - NÃO DE RETROCEDER.
RETORNO A VELHAS MÚSICAS, FILMES E CONCERTOS JÁ ASSISTIDOS, RESTAURANTES, PESSOAS, CIDADES, MAS SOBRETUDO LIVROS... LEIO E RELEIO, E À MEDIDA DA MINHA TRANSFORMAÇÃO A OBRA RECRIA-SE – NADA DE NOVO... NÃO FORA O EXAGERO:
OS LIVROS DO PEDRO PAIXÃO SUBLINHADOS A MAIS DE 5 CORES, O MEU PÉ DE LARANJA LIMA TER-ME LEVADO ÀS LAGRIMAS UMA DEZENA DE VEZES, E O EÇA...SEM MAIS COMENTÁRIOS.

ESTE FDS RELI “DAS PERFUM”, LONGE, TÃO LONGE DA SÔFREGA LEITURA DOS MEUS 15 ANOS...
NAO VOU TECER CRITICA DESCRITIVA AO LIVRO EM QUESTÃO, ÀQUELE QUE OUVIMOS TANTAS E INVARIÁVEIS VEZES ALGUEM CONSIDERAR O PREDILECTO...NAO É DISSO QUE SE TRATA.

É QUE NÃO POSSO DEIXAR DE ME CONGRATULAR SECRETAMENTE - A 1ª IMPRESSAO ENGANA MESMO, NÃO PELO OBJECTO ADMIRADO MAS PELA NOSSA AUSÊNCIA (OU NÃO) DE PREPARAÇÃO PARA O ADMIRAR. QUAL GRENOUILLE, TALVEZ PRECISE DESSA BUSCA INCESSANTE,INSANA, DESMEDIDA, DE APRISIONAR O BELO QUE NEM SP ENCONTRO EM MIM. ENFIM A ETERNA PERSEGUIÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE OU QUEM SABE O NAO COMPACTUAR COM A IDENTIDADE DOMINANTE. EM JEITO DE CONCLUSÃO REAFIRMO QUE TAL COMO AS MUSICAS, CIDADES, FILMES, PESSOAS, A AUSÊNCIA DA SURPRESA NA SEGUNDA AVALIAÇÃO NÃO ADULTERA E PODE ATÉ SER BEM MAIS SURPREENDENTE DO QUE O TERRITÓRIO DITO VIRGEM OU INEXPLORADO.
E NAO SERÃO APENAS SAUDADES DO TEU PERFUME.


[1]“Spleen”, do grego «splén», significa baço em inglês, é considerado o órgão responsável pela melancolia na medicina hipocrática.

Sem comentários: