sábado, 24 de janeiro de 2009

PESSOA E CAMANÉ - QUEM RESISTE?

"Deixei atrás os erros do que fui
Deixei atrás os erros do que quis
E que não pude haver porque a hora flui
E ninguém é exacto nem feliz

Tudo isso como o lixo da viagem
Deixei nas circunstâncias do caminho,
No episódio que fui e na paragem,
No desvio que foi cada vizinho

Deixei tudo isso, como quem se tapa
Por viajar com uma capa sua,
E a certa altura se desfaz da capa
E atira com a capa para a rua"

E Pronto...

Agora não. Talvez daqui a uma hora, amanhã, depois de amanhã, mais tarde, mas agora não. Agora aguen­ta-te, finge que és forte, sorri ou, pelo menos, puxa os cantos da boca para cima: se mantiveres os olhos se­cos vão pensar que é um sorriso. Então basta pedir
- Com licença
e saíres.


(...) um dos pes­cadores procura isco na alcofa, os morros de Almada, uma paz tão grande não é, um sossego lento não é, uma calma não é, a tristeza a dissolver-se, fecha os olhos, descansa, e vais ver que daqui a nada já não te lembras que acabámos, daqui a nada já nem te lembras de mim.

António Lobo Antunes, in Crónicas na Revista Visão

"SEREI CAPAZ DE SER CAPAZ?"



"SEREI CAPAZ DE RIMAR POMBOS COM HORTENSIAS?"

"HÁ ALTURAS EM QUE NECESSITO TANTO QUE DEUS SE PREOCUPE COMIGO"

" OS OLHOS ADORMECEM SEM MIM"

" QUE AMARGA ESTA SEXTA FEIRA SANTA. NÃO É DA SOLIDÃO: NUNCA ME SINTO SÓ. QUANDO ESTOU SOZINHO SOU TODO MEU, DIZIA LEONARDO, E ENTENDO-ME COMIGO"

CRY ME A RIVER


" QUANDO CHEGARÁ A ALTURA DE VOLTAR PARA CASA, DE VOLTAR PARA TI? AINDA HAVERÁ CASA? AINDA HAVERÁS TU? A CASA NO FIM DA VILA"

...


"Acho que não devia fazer electrocardiogramas eu, devia fazer escalas de Richter porque me parece que em lugar de coração tenho um sismógrafo cuja agulha assinala o menor estremeço interior ou exterior com uma amplitude imensa: basta-me viver para a agulha não parar e que cordilheiras de tinta os meus dias. Se me perguntam
– Como vais?

só tenho a mostrar riscos enormes, capazes de fazerem cair todos os prédios da cidade e espanta-me que Lisboa permaneça intacta e o chão nem oscile."

ALA - quem mais...

ME MYSELF AND I